InícioUtilidadesConcretoClasses de Agressividade

Concreto - Classes de Agressividade

A agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas.

Nos projetos das estrutura correntes, a agressividade ambiental deve ser classificada de acordo com o apresentado na tabela abaixo e pode ser avaliada, simplificadamente, segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes.

Classe de
Agressividade
AgressividadeClassificação geral
do tipo de ambiente
Risco de
Deterioração
 ABNT NBR 6116:2014, Tabela 6.1
I Fraca Rural Insignificante
Submersa
II Moderada Urbana ¹ ² Pequeno
III Forte Marinha ¹ Grande
Industrial ¹ ²
IV Muito Forte Industrial ¹ ³ Elevado
Respingo de Maré
  1. Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (uma classe acima) para ambientes secos (salas, dormitórios, cozinhas e áreas de serviço de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura).
  2. Pode-se admitir uma classe de agressividade mais branda (uma classe acima) em obras em regiões de clima seco, com umidade média relativa do ar maior ou igual a 65%, partes da estrutura protegidas de chuva em ambientes predominantemente secos ou regiões onde raramente chove.
  3. Ambientes quimicamente agressivos, tanques industriais, galvanoplastia, branqueamento industrial de celulose e papel, armazéns de fertilizantes, indústrias químicas.

Projeto Estrutural

Construção Civil

Ferramentas Web

Web Project

Topo