InícioProjeto Estrutural

Projeto Estrutural

O Projeto Estrutural, também chamado de cálculo estrutural ou simplesmente cálculo, é a análise, o dimensionamento, o detalhamento e a especificação dos elementos estruturais que darão sustentação a uma edificação, tais como: lajes, vigas, pilares, fundações etc. No entanto, um bom projeto estrutural não visa apenas evitar o colapso da estrutura, ao verificar e dimensionar os elementos estruturais de forma a prevenir deformações e fissurações excessivas, que poderiam prejudicar de alguma forma o uso e a vida útil da estrutura, agrega também durabilidade à edificação. Em resumo, um bom projeto estrutural traz segurança, economia e durabilidade a um empreendimento.

O concreto armado é de longe o material mais utilizado na confecção de estruturas residenciais e comerciais no Brasil, principalmente devido à sua durabilidade, quando bem projetado e executado, e ao seu baixo custo de execução e manutenção, por necessitar de mão de obra menos especializada, se comparado a outros materiais como a madeira e o aço. Além disso, os materiais constituintes do concreto armado (cimento, areia, brita, aço etc.) são de fácil obtenção no mercado e têm valor acessível.

Outro tipo de solução que está se tornando bastante popular é o concreto protendido, devido às suas características que permitem projetar estruturas esbeltas e com grandes vãos, antes impensáveis com a utilização do concreto armado. O concreto protendido caracteriza-se pela utilização de cordoalhas (cabos de aço) que serão protendidas (esticadas) após a concretagem e cura da estrutura, no entanto o seu uso ainda está restrito a obras de maior porte (estruturas de grandes vãos, pisos industriais, edifícios altos etc.), que justificam o maior custo.

A norma brasileira que estabelece os procedimentos necessários para a elaboração do projeto de estruturas de concreto é a ABNT NBR 6118, no entanto existem diversas outras normas correlatas que definem outras características necessárias à elaboração do projeto e à execução da estrutura: cargas padrão, ação do vento, características dos materiais constituintes, procedimentos executivos, ensaios a serem realizados etc. Um bom projeto estrutural deve estar de acordo com todas as normas vigentes no país.

Projeto Estrutural

Construção Civil

Ferramentas Web

Web Project

Topo