1.jpg
InícioBlogCabeamentoÁreas de Trabalho, cabeamento estruturado

Áreas de Trabalho, cabeamento estruturado

Segundo a NBR 14565:2007, norma que define as recomendações para a execução do cabeamento de telecomunicações de edifícios comerciais, as Áreas de Trabalho são os espaços onde os usuários de uma rede interagem com seus respectivos equipamentos, nelas chegam os pontos terminais do cabeamento horizontal, que são os cabos que vêm do distribuidor de piso (rack) até a tomada de telecomunicação (geralmente um conector tipo RJ45 fêmea).

Conforme define a norma, cada Área de trabalho deve possuir no mínimo duas tomadas de telecomunicações, sendo que em ambas deve ser utilizado no mínimo um cabo 100Ω UTP ou F/UTP Categoria 5e ou superior. Adicionalmente, outras tomadas no mesmo padrão ou tomadas ópticas podem ser instaladas, no entanto, para pontos específicos, como pontos para CFTV, pode ser utilizada apenas uma tomada de telecomunicação, uma vez que esses pontos não representam necessariamente uma Área de Trabalho.

rj45 Conector fêmea RJ45

Uma Área de Trabalho é representada em projeto por uma área de 10m², ou menos para ambientes com áreas inferiores a isso, ou seja, caso tenhamos uma sala de 6m², esse ambiente deverá ser considerado como uma Área de Trabalho, logo deverá possuir no mínimo duas tomadas de telecomunicações. Já nos ambientes com área superior a 10m², deverá ser considerado o múltiplo de 10 imediatamente superior à área do ambiente.

Por exemplo, suponhamos uma edificação de 245m², a quantidade mínima de Áreas de Trabalho a ser considerada em projeto será 250/10 = 25 e, consequentemente, 50 pontos de telecomunicações. Não esquecendo de considerar também os pontos de utilização específica, que podem ter uma, duas, quatro ou até seis tomadas de telecomunicações, os ambientes com área inferior a 10m², além de outras particularidades específicas do projeto, que fatalmente elevarão a quantidade total de pontos.

Outras tomadas que deverão ser consideradas no projeto são as tomadas elétricas que alimentarão os equipamentos dos usuários (estabilizadores, computadores, impressoras, máquinas de calcular etc.) que deverão ficar próximas às tomadas de telecomunicação. Costumo considerar duas tomadas elétricas para cada Área de Trabalho e apenas uma para cada tomada de telecomunicações de uso específico, mas isso pode variar dependendo das características e necessidades do projeto.

Como pode ser observado, embora haja padrões de referência definidos em norma, a definição das tomadas de telecomunicações e elétricas depende das particularidades da edificação, sendo portanto de suma importância a elaboração de um projeto específico para cada uma.

Projeto Estrutural

Construção Civil

Ferramentas Web

Web Project

Topo